Dicas para o teste
1. Como estudar para o teste
Estudar com os colegas. Usar a Discussões (ver na Blackboard da UM o fórum: trocar impressões sobre o teste).
Pode ser um jogo do estilo: arranjar perguntas.
Tipos de questões: o que diriam vários autores num diálogo relativamente ao que diz Becker
(ver partes em negrito da entrevista a Becker)?
- Durkheim versus Weber;
- Parsons versus Schutz;
- Lazarsfeld versus Becker.
Depois, trocam de papel.
Façam, no dia anterior ao teste, um ensaio por escrito (com o papel de teste e tempo cronometrado) e cada um corrige o do colega.
.
Par além destes autores, também comparar o que diz Becker e as aulas sobre as diferenças entre metdologia qualitativa
e quantitativa (o que distingue o modelo de Durkheim/Lazarsfeld e o de Becker (ver a aula sobre Becker e a sua entrevista);
e ver finalmente nas fases de um investigação a fase da "Construção do modelo de análise" - explica como funciona o modelo
de Lazarsfeld.
Ver o Guia de preparação para o teste na Blackboard.
2. A evitar
Evitem os cafés pois a cafeína só entra no sangue cerca de 6 horas depois de ser ingerida.
Nunca tomem café depois das 18h da tarde porque se arriscam a ter insónia.
. Nas duas horas anteriores ao teste, NUNCA estudem: só vão criar uma enorme entropia no vosso cérebro.
Façam algo (ou não façam nada!) para descontrair e relaxar.
3. A estrutura do teste
É de consulta (podem levar tudo excepto sistemas de comunicação, orgânicos ou não, com colegas ou outros
seres humanos).
Tem duas perguntas de desenvolvimento semelhantes (duas citações da entrevista de Becker) - e duas
perguntas mais simples. Total 4 perguntas a escolher entre 6.
Cada questão tem a ponderação de 20%.
Ponderação de 20 % para avaliar a parte formal:
(a) a estrutura do texto - ter um plano de resposta;
b) escrita clara em cada parágrafo;
c) colocação das vírgulas; sintaxe correcta; a ortografia apenas será tida em conta negativamente se o número de erros
ortográficos ultrapassar o limite de 5% do total de palavras.
4. Como responder?
Façam sempre um PLANO de RESPOSTA com esquema ANTES de começarem a escrever na folha de teste.
No teste, é colocada uma citação e, para ser mais fácil perceber e raciocinar, têm que a traduzir para palavras vossas.
Ler com muita atenção o enunciado (demorar no mínimo 10 minutos).
Na questão, estarão algumas pistas para a resposta.
Simplifiquem traduzindo para a vossa linguagem comum. Perguntem ao professor o significado das palavras, se não entenderem o que está lá escrito.
Não tenham vergonha de perguntar!
* Como é que as pessoas sub...
* Uma definição viável de M...
* Como escrever o trabalho ...
* Resultados da avaliação d...
* Regras do exame de recurs...
* Atendimento extraordinári...
* Resultados da avaliação d...
* Data de afixação dos resu...
* Questão sobre o exame do ...
* Livros usados baratos na ...
* Exames: controlar a ansie...
* Data limite de entrega do...
* Prazos de inscrição nas c...
* A tristeza é anticientífi...
* Texto para o EXAME. Para ...
* O que é o método quantita...
* Como será o exame? Alguma...
* Aula Teórica de 30 de Mai...
* Os meus links
* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
* Blogs interessantes