Basicamente, a memória é um processo de construção contínuo, no qual vamos incorporando novos detalhes e características do objecto observado.
Normalmente, as pessoas têm uma ideia generalista de um objecto, no caso a caneta, e ignoram o que a compõe: materiais, textura, aspecto, cor, etc.
Em resposta ao desafio proposto pelo professor, podemos afirmar que no decorrer do tempo, a observação do objecto por parte da colega, parte do todo para o particular, ou seja, ela apercebe-se, progressivamente, de todos os pormenores característicos do objecto em estudo.
Tal como Bergson afirma em Matéria e Memória, uma das suas obras mais importantes dedicada ao estudo da memória e da percepção, existe uma relação entre estes dois conceitos. A percepção actual de um objecto social resulta de experiências transactas por parte do sujeito, visto que toda a informação assimilada durante o seu percurso de vida, vai influenciar o modo como este o encara.
Posto isto, não podemos afirmar com certeza quais as alterações que ocorreram na aluna, porque o seu histórico de vida influencia o modo como ela observa a caneta. Apenas podemos declarar que ocorreram alterações.
Susana Manuela Fernandes Costa N.º 47804
* Como é que as pessoas sub...
* Uma definição viável de M...
* Como escrever o trabalho ...
* Resultados da avaliação d...
* Regras do exame de recurs...
* Atendimento extraordinári...
* Resultados da avaliação d...
* Data de afixação dos resu...
* Questão sobre o exame do ...
* Livros usados baratos na ...
* Exames: controlar a ansie...
* Data limite de entrega do...
* Prazos de inscrição nas c...
* A tristeza é anticientífi...
* Texto para o EXAME. Para ...
* O que é o método quantita...
* Como será o exame? Alguma...
* Aula Teórica de 30 de Mai...
* Os meus links
* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
* Blogs interessantes