Sexta-feira, 4 de Março de 2005

Correcção do teste de Metodologia de Fevereiro



Tópicos para a correcção do Teste de Metodologia das Ciências Sociais, 1º ano de Sociologia - ano lectivo de 2004/05 - 24 de Janeiro de 2005


 


1º Turno da Aula prática de 24 de Fevereiro de 2005


 


Pergunta nº 1 –  Imagine que Karl Popper teria de escutar estas palavras. Diga, relativamente a cada um dos enunciados, qual seria a sua reacção mais provável. Concordaria ou não? Qual a razão ou argumento que apresentaria para cada um dos enunciados? [50%]


 


Enunciado 1 à“Até que ponto teriam as ideias de Popper sido influenciadas pela metodologia do projecto tecnológico ? [enunciado 1]  Segundo Popper, o cientista parte de teorias pré-concebidas cujas consequências empíricas aprecia por meio de ensaios experimentais. Assim se inicia um processo iterativo de falsificações e rejeições.


 


 Reescrever: Popper defende que:


a)      a teoria é anterior (há uma construção anterior);


b)      a validade dessa teoria é provada através de tentativas.


Comentário: O que é que faz Einstein? É verdade e pode-se dizer que Einstein seguiu este modelo, porque formulou uma teoria e validou-a através de uma observação. Há aqui uma pequena diferença em relação ao que o engenheiro diz: Einstein fala apenas de uma teoria enquanto que este fala de várias. Ou seja, isto significa que o engenheiro tem ideias diferentes das de Popper. Vejamos os outros enunciados.


 


Enunciado 2 à [enunciado 2] Mas como, de acordo com Popper, só podem ser científicas as proposições e teorias susceptíveis de ser falsificadas, e as falsificações resultam da dedução de proposições decidíveis pela observação e resultando exclusivamente de uma teoria,


Reescrever: o segundo enunciado começa por uma “mas” – opõe-se ao enunciado 1. Isto significa que todas as teorias científicas podem ser “más cópias” do real.


Comentário: Einstein ao propor a teoria da relatividade pode ser comparado com alguém que chega ao Museu do Louvre e apresenta esta teoria: os quadros do Picasso estão falsificados. Foi o que ele fez quando diz que a teoria do Newton que era comprovada por todas as observações, estava incorrecta. Voltando ao engenheiro, apenas as teorias que aceitam ser consideradas incorrectas, podem ser consideradas científicas. A segunda parte da frase é confusa porque não se articula com a primeira parte da frase.


 


Enunciado 3 à [enunciado 3] os modelos ou teorias da engenharia devem, não só possuir um carácter lógico-matemático, mas incorporar códigos e regulamentos, e ser falsificáveis relativamente à sua inadequação, comprovada pela experiência, para servir objectivos de natureza, não só quantitativa, mas qualitativa.


Reescrever: as teorias da engenharia devem conter regulamentos. As teorias da engenharia devem ser falsificáveis relativamente à sua inadequação – são ou não são adequadas. Para saber o seu grau de adequação deve-se recorrer à experiência.


Comentário: parece contraditório o facto de as teorias terem regulamentos e serem falsificáveis.


 


Enunciado 4 à [enunciado 4] Uma conclusão a tirar é a de que as teorias destinadas a servir as necessidades da engenharia não podem ser, como sucedia no passado, de carácter exclusivamente quantitativo, nem mesmo exclusivamente lógico-matemático, ou físico”


Reescrever: as teorias científicas da engenharia não podem ser apenas quantitativas, lógico-matemática e físicas.


Comentário: perante isto, o que diria Popper? Popper teria muita dificuldade em entender o que o engenheiro quer significar com a palavra quantitativa. Porque Popper nunca se preocupou com os problemas ontológicos, ele é um semi-construtivista.


 


Texto enviado por Mafalda Oliveira (aluna do 1º ano do curso de Sociologia)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 


2º Turno da Aula prática de 24 de Fevereiro de 2005


 


Resposta à questão nº2 do teste de Metodologia de Fevereiro de 2005.


 


2 – Imagine que Thomas Kuhn era igualmente convidado a emitir argumentos em relação aos enunciados do texto acima citado. Em relação a cada um deles, diga se Kuhn concordaria ou não. Apresente, para cada enunciado, um argumento baseado no que sabe acerca da ideia de “paradigma” em Kuhn. Não copie os textos e apontamentos. Apresente argumentos coerentes e plausíveis tal como exercitou nas aulas práticas [50%]


 


 


ENUNCIADO 1:


 


Reformulando: Cientista usa teorias pré-concebidas quando vai observar, ou seja, quando ele vai para o terreno recolher determinados dados já possui uma espécie de óculos teóricos.


 


Comparando com o que diz Kuhn: Sim, claro! Está certo! O meu principal argumento não coloca em causa esta frase do engenheiro. Pelo contrário, eu penso que se deve levar este aspecto até ao fim.


 


Enunciado 2:


 


Reformulando: no entanto não é suficiente o enunciado 1. Segundo Popper há mais uma coisinha: não basta ter uma teoria pois é necessário que essa teoria possa ser inadequada, possam existir uns “óculos” que permitam uma melhor visão.


 


O que diria Kuhn: Meu caro engenheiro, que sonho bonito! Era bom que os cientistas funcionassem assim, mas infelizmente os cientistas funcionam como uma tribo!


 


ENUNCIADO 3:


 


Reformulando:


- teoria deve incorporar regulamento.


- teoria deve ser falsificável


 


Kuhn diria: o engenheiro, no fundo, parece concordar com a minha tese de paradigma porque diz que uma teoria deve incorporar regulamentos.


 


ENUNCIADO 4:


 


Reformulando: Teorias da engenharia devem ser qualitativas!


 


Kuhn diria: Isto parece ir no mesmo sentido da minha ideia de paradigma ao definir normativamente o que é uma ciência!


 


Texto recolhido por: Rosa Adriana [aluna nº 43918] – Curso de Sociologia da Universidade do Minho

*Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

*Entradas recentes

* Como é que as pessoas sub...

* Uma definição viável de M...

* Dicas para o teste

* Como escrever o trabalho ...

* password para a BB

* Resultados da avaliação d...

* Regras do exame de recurs...

* Atendimento extraordinári...

* Resultados da avaliação d...

* Data de afixação dos resu...

* Questão sobre o exame do ...

* Livros usados baratos na ...

* Exames: controlar a ansie...

* Data limite de entrega do...

* Prazos de inscrição nas c...

* A tristeza é anticientífi...

* Texto para o EXAME. Para ...

* O que é o método quantita...

* Como será o exame? Alguma...

* Aula Teórica de 30 de Mai...

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Ligações na web

*subscrever feeds

*Combata o SPAM!

Ajude a Combater o Spam! Clique aqui!

*Rizomando...

Rizomando...Clique aqui!