1º Ler com atenção as fotocópias que o vosso delegado colocou na reprografia com as indicações sobre o trabalho prático (ver também o anexo a este texto).
2º Em que consiste o trabalho? O trabalho consiste em ler e fazer uma recensão [resumo] de um site que devem escolher da lista que está numa das entradas do blog. Esta recensão não deverá ultrapassar as 5/6 páginas A4 (cada página A4 terá 30 linhas, normalmente a 1,5 Espaços Times 12). Para fazer esse resumo, deve seguir o esquema que vem no anexo a esta resposta.
3º Onde pode obter o texto para trabalho prático? É muito simples: escolhe um dos sites indicados na lista enviando um mail para jpneves2005@yahoo.com.br com a sua escolha,. Deverá, em seguida, aguardar pela minha resposta. No caso do site/texto já tiver sido escolhido, deverá procurar outro na lista, fazendo imediatamente a sua reserva.
4º Prazos: deve entregar pessoalmente o trabalho na 1ª ou 2ª chamada do exame ou enviar via e-mail (no mesmo prazo) para jpneves2005@yahoo.com.br sem ficheiros de imagens.
Bom trabalho!
José Pinheiro Neves
------------------------------------------
ANEXO -
Sugestão FICHA DE LEITURA-TIPO - recensão de um texto
1. IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO
[ Exemplo de identificação: Émile Durkheim, O Suicídio: Estudo de Sociologia, 2ª Ed., Lisboa, Ed. Presença, 1977, 470 p.]
2. MATÉRIA/CONTEÙDO DO TEXTO
2.1. Género ou tipo de livro/texto:_____________________________________
2.2. Tema (resumo da ideia-mestra do texto):_______________________________
2.3. Público (ao qual se dirige o texto, que acha que poderá ficar interessado por este texto: estudantes? Professores? Sociólogos? Operários?):______________________________
2.4. Tese central (o que o autor do texto quer demonstrar: desenvolva o resumo da ideia central):_____________________ [apenas o essencial sem citações]
3. ANÁLISE EFECTUADA PELO ALUNO
3.1. Impressões a quente (impressões pessoais do aluno logo após a leitura do livro ou texto): ________________________________________________________
3.2. Contrução e conteúdo
* pontos fortes na estrutura do livro, ou seja, quais os momentos centrais que definem o texto. Faça um resumo de cada capítulo (uma página de resumo para 3/4 de texto).
* escolha as citações mais importantes colocando-as entre aspas e indicando de uma forma abreviada o autor, ano de publicação e a página onde se situa a citação do texto original. Exemplo: (Durkheim, 1977: 26): ___________________________________________________________
3.3. Apreciação (ponto de vista pessoal do aluno mas explicando o porquê. Por exemplo: quais foram os aspectos em que se sentiu convencido e aqueles em que ficou com dúvidas?):____________________________
3.4. Seguimento a dar (acções a empreender ou leituras complementares a efectuar pelo aluno para entender melhor a tese do autor): _______________________________________________________
[in Pierre Lemaitre e François Maquére, Saber Aprender, Lisboa, Publicações Europa-América, 1989, p. 85]
* Como é que as pessoas sub...
* Uma definição viável de M...
* Como escrever o trabalho ...
* Resultados da avaliação d...
* Regras do exame de recurs...
* Atendimento extraordinári...
* Resultados da avaliação d...
* Data de afixação dos resu...
* Questão sobre o exame do ...
* Livros usados baratos na ...
* Exames: controlar a ansie...
* Data limite de entrega do...
* Prazos de inscrição nas c...
* A tristeza é anticientífi...
* Texto para o EXAME. Para ...
* O que é o método quantita...
* Como será o exame? Alguma...
* Aula Teórica de 30 de Mai...
* Os meus links
* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
* Blogs interessantes