Aula Teórica 31 de Maio, 2005 - Correcção de um exame do ano passado
Universidade do Minho Exemplo de exame de Metodologia das Ciências Sociais - 1º ano de Sociologia realizado no anterior ano lectivo de 2004/05
1. Por favor, leia com muita atenção o enunciado decompondo os elementos da pergunta, ou seja, defina com palavras simples o que se pretende.
2. Em seguida, faça um rascunho com os tópicos da sua resposta. Este tempo de preparação é fundamental para o êxito nesta avaliação.
3. As respostas devem ser concisas respondendo apenas ao que se pede na questão.
4. A dimensão máxima do teste poderá rondar as quatro (4) páginas.
2ª Parte
[os alunos que fazem avaliação dos dois semestres devem responder apenas a uma pergunta]
Pergunta 1
Exemplo de uma investigação que tinha esta questão de partida: quais as causas do absentismo dos estudantes do primeiro ano da universidade? Citação: Os docentes punham inconscientemente a hipótese do absentismo assentar inteiramente na falta de vontade ou de maturidade dos estudantes. [...] Aos olhos dos estudantes, com efeito, o seu absentismo estava ligado às qualidades do docente.
Tendo em conta a sua investigação sobre o Suicídio, como é que Durkheim veria, em termos de investigação social, estas hipóteses de investigação? Mostre, a partir deste caso concreto, o que diferencia esta perspectiva da de Max Weber.
Pergunta 2
Citação: A nossa pergunta de partida incidia sobre o absentismo dos estudantes do primeiro ano. Para lhe responder, formulamos a hipótese segundo a qual o comportamento do estudante se inscreve numa estratégia racional. Esta racionalidade implica a existência de uma relação lógica entre o seu comportamento, as características das cadeiras e as regras do jogo no ensino.
A forma como é apresentada esta hipótese tem por detrás uma opção metodológica e epistemológica. Diga quais são as suas bases e os seus aspectos mais criticáveis.
Respostas correctas a este exame do ano lectivo anterior 2004 (2º semestre):
Resposta à pergunta nº 1
1) Resumo do excerto
Questão de Partida + Recolha de Dados (exploratórios)
2) Resumo da PERGUNTA nº 1:
DURKHEIM: Qual é a importância desta fase na investigação?
WEBER: Qual é a importância desta fase na Investigação?
Weber dá mais importância! PORQUÊ?
Outra resposta incompleta * : Weber daria mais importância à interacção, tal como acontece no método usado nesta investigação.
O que está certo e incompleto nesta resposta?
Está certa a ideia de valorização de interacção e está incompleta a ideia de que se aplica ao método usado na investigação. PORQUÊ? Porque se está na fase inicial de investigação.
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*incompleta não significa que esteja errada. Está apenas não totalmente certa.
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PASSWORD ou seja A RESPOSTA CORRECTA:
Principal diferença: *Weber valoriza a fase exploratória, estuda os sentidos subjectivos dos actores. *Durkheim pelo contrário considera que o cientista deve considerar estasopiniões com a possível fonte de erros, visto que a Sociologia não se deve centrar nas psicologias subjectivas dos actores.
Resposta à pergunta nº2
RESUMO DO EXCERTO: Formulação de uma hipótese que implica uma relação entre comportamento do estudante, por um lado, e por outro as características das cadeiras e regras do jogo escolar.
RESUMO DA PERGUNTA: 1) A resposta do excerto baseia-se numa corrente. 2) Quais os aspectos mais negativos dessa corrente ou autor?
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* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
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