Olá, Liliana
Junto envio a resposta às suas questões.
1 - Questão: "Temos que ir à obra original? É que o professor pede para depois das citações, escrevermos o autor a data e as páginas e o meu texto não tem nada disso. Mesmo para identificar o texto não tenho nem a data, nem a editora."
Resposta: Pode fazer uma citação com a referência da internet assim:
Citação de recursos electrónicos:
Trabalhos individuais: Autor, Título, http://site/, Ano de colocação na Web [Data de acesso por extenso].
Exemplo: José Silva, A metodologia em ciências sociais, http://tese.com/, 1999 [2 de Maio de 2003].
Artigos de revistas: Autor, «Título», in Título da revista, Volume, Data, páginas, http://site/ [data de acesso por extenso].
Exemplo: José Silva, O inquérito por questionário, in Revista Electrónica de Sociologia, Vol. 1, nº 2, Maio de 2001, pp. 5-10, http://www.revistasoc.com/vol1/silva.html [5 de Maio de 2003].
E pode também ir ao htttp://www.google.pt e procurar a referência original. Mas trata-se de algo complementar.
2 - "Outra questão: temos que seguir os tópicos que o professor propôs escrevendo-os ou fazemos em texto sem mencionar qual o tópico que estamos a responder?"
Resposta: Não. Aconselho a que sigam os tópicos e a forma de fazer o trabalho exposta nos anexos ao programa da disciplina. Junto em seguida esse anexo.
---------------
ANEXO
Sugestão de FICHA DE LEITURA-TIPO (a utilizar na recensão com cerca de 4/5 pág. A4 por aluno)
1. IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO
Exemplo de identificação:Émile Durkheim, O Suicídio: Estudo de Sociologia, 2ª Ed., Lisboa, Ed. Presença, 1977, 470 p.
2. MATÉRIA/CONTEÚDO DO TEXTO
Género ou tipo de livro/texto:_____________________________________
Tema (resumo da ideia-mestra do texto):_______________________________ Público (ao qual se dirige o texto, quem poderá ficar interessado por este texto: estudantes? Professores? Sociólogos? Operários?):______________________________
Tese central (o que o autor do texto quer demonstrar: desenvolva apenas o resumo da ideia central sem entrar na argumentação; trata-se de explicitar o assunto ou problema que quer resolver):_____________________
3. ANALISE EFECTUADA PELO ALUNO
Impressões a quente (impressões pessoais do aluno (s) logo após a leitura do livro ou texto): ________________________________________________________ Contrução e conteúdo (Um resumo do texto tal como foi realizado nas aulas práticas com o texto de Durkheim. Façam o resumo para cada parágrafo com as citações mais importantes entre aspas e com a respectiva página pode ser a página da vossa impressão). Os pontos fortes na estrutura do livro, ou seja, quais os momentos centrais que definem o texto - escolha as citações mais importantes colocando-as entre aspas e indicando de uma forma abreviada o autor, ano de publicação e a página onde se situa a citação do texto original. Ex: (Durkheim, 1977: 26). ___________________________________________________________ Apreciação (ponto de vista pessoal do aluno mas explicando o porquê. Por exemplo: quais foram os aspectos em que se sentiu convencido e aqueles em que ficou com dúvidas?):____________________________
Seguimento a dar (acções a empreender ou leituras complementares a efectuar pelo aluno para entender melhor a tese do autor): _______________________________________________________
[in Pierre Lemaitre e François Maquére, Saber Aprender, Lisboa, Publicações Europa-América, 1989, p. 85]
-------------------------------------------------------------------------------
Liliana Vilarinho <lilianavilarinho@hotmail.com>escreveu:
> Boa Noite Professor:
> > Tenho duvidas acerca do trabalho:
> > Temos que ir à obra original? É que o professor pede
> para depois das
> citações, escrevermos o autor a data e as páginas e
> o meu texto não tem nada
> disso. Mesmo para identificar o texto não tenho nem
> a data, nem a editora.
> Outra questão: temos que seguir os tópicos que o
> professor propôs
> escrevendo-os ou fazemos em texto sem mencionar qual
> o tópico que estamos a > responder?
> > Muito obrigada pela atenção e desculpe o incmodo´.
> > Liliana Vilarinho nº 44292
> 1º ano de Sociologia > >
* Como é que as pessoas sub...
* Uma definição viável de M...
* Como escrever o trabalho ...
* Resultados da avaliação d...
* Regras do exame de recurs...
* Atendimento extraordinári...
* Resultados da avaliação d...
* Data de afixação dos resu...
* Questão sobre o exame do ...
* Livros usados baratos na ...
* Exames: controlar a ansie...
* Data limite de entrega do...
* Prazos de inscrição nas c...
* A tristeza é anticientífi...
* Texto para o EXAME. Para ...
* O que é o método quantita...
* Como será o exame? Alguma...
* Aula Teórica de 30 de Mai...
* Os meus links
* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
* Blogs interessantes