-------- Mensagem Original --------
Data: Wed, 22 Feb 2006 17:56:05 +0000
De: "Ana Neiva"
Para: jpneves2006@yahoo.com.br
Olá, professor
Aqui está a correcção do exame...
1- Resposta de Karl Popper
Minha cara Donna Haraway
As tuas duas primeiras frases não me interessam. No meu pontro de vista, interessa-me o que diz na terceira frase porque nao concordo totalmente com a tua tese. Concordo quando tu dizes que as ciências se baseiam em sistemas perceptivos activos ( telescópio, etc.), e, por isso, estão sujeitas ao erro. No entsnto, discordo da tua tese quando não defines um critério claro que distinga a ciência da não-ciência. Non essencial, és demasiado construtivista.
2- Resposta de Thomas Kuhn
Minha cara Donna Haraway
No essencial, concordo contigo mas a minha noção de paradigma não coincide totalmente com o que dizes. Eu defendo que os cientistas produzem conhecimento que nao é totalmente objectivo. Apenas levantei a hipótese do conhecimento cieníifico (nomeadamente na fisica), ser muito semelhante ao que se passa na pintura (o paradigma é o modelo utilizado pelos pintores). Por isso, embora compreenda o que tu dizes, custa-me aceitar a tua frase nº3. Nem todo o conhecimento vale o mesmo.
Parece-me que há um perigo relativista no que dizes. Um relativismo ingénuo que defende: "cada um pode construir a verdade como quiser". "A verdade é subjectiva e relativa". "Cada um é como é". Esta resposta totalmente relativista não é a mais correcta.
3- Resposta de David Hume
Minha cara
Concordo com o seu ponto de vista nomeadamente na frase nº5, porque remete para o meu "problema". Reformulando o que você diz: " As imagens do mundo produzidas pela ciência não podem ser generalizadas".
No entanto, não vou tão longe pois apenas levanto o problema quando a ciência moderna estava a nascer. O meu exemplo da balança mostra que não tenho respostas, mas concordo, no essencial, com a tua tentativa.
4- Resposta de Max Weber
A frase que me parece mais próxima do meu pensamento é a nº 5 em que você diz que "As imagens do mundo [...] são uma elaborada específicidade e diferença". A minha noção de tipo ideal também remete para essa específicidade dos fenómenos das ciências sociais (não aprtilho da euforia das leis de Durkheim). Contudo, nunca pensei muito no problema que tu levantas relativamente à natureza objectiva das ciências da natureza.
Anabela Neiva
Aluna do Curso de Sociologia da Universidade do Minho
Nº47788
* Como é que as pessoas sub...
* Uma definição viável de M...
* Como escrever o trabalho ...
* Resultados da avaliação d...
* Regras do exame de recurs...
* Atendimento extraordinári...
* Resultados da avaliação d...
* Data de afixação dos resu...
* Questão sobre o exame do ...
* Livros usados baratos na ...
* Exames: controlar a ansie...
* Data limite de entrega do...
* Prazos de inscrição nas c...
* A tristeza é anticientífi...
* Texto para o EXAME. Para ...
* O que é o método quantita...
* Como será o exame? Alguma...
* Aula Teórica de 30 de Mai...
* Os meus links
* Programa e formas de avaliação da disciplina - 2005/06
* Associação Portuguesa de Sociologia
* Qualitative Research - site em inglês sobre metodologia qualitativa
* The Epistemology of Qualitative Research - Howard S. Becker
* Blogs interessantes