Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2005

Após a aula de hoje (23/11), onde falamos sobre Thomas Kuhn e a sua revolução nas doutrinas cientifi

Olá

Após a aula de hoje (23/11), onde falamos sobre Thomas Kuhn e a sua revolução nas doutrinas científicas, surgiram-me certas ideias e dúvidas! Diga então o Professor o que aqui tem fundamento e o que é pura divagação.


1. Sem querer entrar muito no campo teórico acho que posso afirmar que Kuhn vem desafiar as ciências quanto ao seu funcionamento e critica o seu autismo.

2. No fundo, ele diz-nos que a ciência tal como outras áreas, como a
literatura, música, filosofia, está exposta a rupturas, a mudanças que
podem até advir de acontecimentos não esperados.

3. Ora, a minha conclusão é, então, que se a ciência (ou os resultados da ciência) como mostrou  Einstein, pode ser relativa também o próprio conhecimento o pode ser. Kuhn vem-nos dizer que a Ciência afinal não está a seguir um caminho evolutivo, ou pelo menos tão evolutivo como os cientistas defendem, e que não pode escapar áquelas regras de ruptura e mudança subjacentes a todas as outros terrenos do conhecimento.

4. Esta ideia faz também com que aquela ideia comum da "super ciência", que os cientistas estão no terreno e estão a revelar-nos a verdade escondida, seja questionada. O conceito de conhecimento cientifico é abalado, estando as ciências à mercê de condicionantes, como as outras áreas da sociedade.

5. O nosso modelo de conhecimento ocidental (a ciência moderna que existe há três séculos), que erradamente é apresentado como uma evolução rectilinea em direção à descoberta da verdade, pode a qualquer momento sofrer uma ruptura sendo alvo de um questionamento.


Adriano Pereira Campos nº
47814
1ºano de Sociologia da Universidade do Minho

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