Quarta-feira, 21 de Junho de 2006

Exames: controlar a ansiedade

"Exames, uma época difícil de gerir. Controlar a ansiedade", in Revista XIS, nº 363, 17 de Junho de 2006, p. 17.

 

"Antes:

* Estudar atempadamente, prevendo a revisão e realização de testes sobre a matéria;

* Gerir o tempo disponível tendo em consideração as várias disciplinas;

* Definir objectivos em função da matéria a estudar e do tempo a dedicar a cada disciplina;

* Organizar a matéria a estudar para cada disciplina e recolher todos os materiais e apontamentos necessários;

* Verificar a velocidade de resposta a perguntas sobre a matéria;

* Reservar um espaço de descontracção e reflexão sobre a matéria entre a conclusão do estudo e a prova (aproveitar para jantar fora, sair com amigos, etc.).

 

 

Durante:

* Chegar a horas (um pouco antes, de preferência) e levar material suficiente: folhas de ponto, folhas de rascunho, canetas extra, relógio;

* Evitar esclarecer dúvidas mesmo antes do exame (pode ser perturbador e gerar confusão. Quando se está predisposto à aprendizagem, os conteúdos são rapidamente absorvidos. Esclarecer dúvidas de forma desorganizada pode baralhar o resultado do estudo prévio).

* Combater quaisquer formas de distracção para garantir a concentração durante a prova. Tentar controlar os factores distractores internos, como os pensamentos negativos, e os externos como telemóveis, leitores de MP3 e tudo o que possa interferir com a realização do exame;

* Ler cuidadosamente o enunciado até ao fim, de forma a saber exactamente o que é pedido;

* Evitar responder sem um esquema prévio, sobretudo a perguntas de desenvolvimento;

*Evitar ficar paralisado, avançar para a próxima questão quando não souber responder a uma pergunta;

* Não desistir perante bloqueios;

* Rever o teste antes de o entregar, sempre que possível.

 

 

Depois:

* Esclarecer dúvidas surgidas durante o teste e procurar fazer um cálculo da avaliação provável;

* Começas a preparação do próximo exame;

*Verificar os erros cometidos, depois da saída dos resultados.

 

*Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

*Entradas recentes

* Como é que as pessoas sub...

* Uma definição viável de M...

* Dicas para o teste

* Como escrever o trabalho ...

* password para a BB

* Resultados da avaliação d...

* Regras do exame de recurs...

* Atendimento extraordinári...

* Resultados da avaliação d...

* Data de afixação dos resu...

* Questão sobre o exame do ...

* Livros usados baratos na ...

* Exames: controlar a ansie...

* Data limite de entrega do...

* Prazos de inscrição nas c...

* A tristeza é anticientífi...

* Texto para o EXAME. Para ...

* O que é o método quantita...

* Como será o exame? Alguma...

* Aula Teórica de 30 de Mai...

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Ligações na web

*subscrever feeds

*Amazon usa

*Amazon uk

*Amazon fr

*Grupo da Teoria sociológica do Actor-rede

Clique aqui para aderir ao grupo yahoo da Teoria do Actor-Rede 'actor-network-theory'

Grupo yahoo 'Teoria do Actor-Rede' (Actor-Network Theory)

*Combata o SPAM!

Ajude a Combater o Spam! Clique aqui!

*Rizomando...

Rizomando...Clique aqui!