Terça-feira, 13 de Dezembro de 2005

Ensaio de teste entregue aos alunos na aula teórica nº 9 – 13 de Dezembro de 2005

Universidade do Minho

1º Ano do Curso de Sociologia – 2005/06


Metodologia das Ciências Sociais



Ensaio de teste entregue aos alunos na aula teórica nº 9 – 13 de Dezembro de 2005 como exercíco de preparação para o exame do 1º semestre.



 


Questão nº 1


“Se a causa, para algum efeito, não for suficiente para o produzir, devemos ou rejeitar essa causa, ou acrescentar-lhe qualidades tais que lhe dêem uma justa proporção ao efeito.”(Hume, 1985, XI)


...”se lhe atribuirmos mais qualidades ou afirmarmos que ela é capaz de produzir outros efeitos, podemos apenas conceder a permissão de conjecturas e supor arbitrariamente a existência de qualidades e energias, sem razão ou autoridade.” (Hume, 1985, XI)



Hume, David, Investigação sobre o Entendimento Humano, Lisboa, Edições 70, 1985.



Questão: Neste excerto, está presente o problema que Hume levanta em relação à ciência emergente com Newton. Transforme estes enunciados num texto, escrito por Hume, acerca da teoria da gravidade de Newton.



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Questão nº 2


“Ainda mais importante foi passar um ano numa comunidade composta predominantemente de cientistas sociais.



Esse contacto confrontou-me com problemas que não antecipara, relativos às diferenças entre essas comunidades e as dos cientistas ligados às ciências naturais, entre as quais eu fora treinado.



Fiquei especialmente impressionado com o número e a extensão dos desacordos expressos existentes entre os cientistas sociais no que diz respeito à natureza dos métodos e problemas científicos legítimos.” (Kuhn, 1992: 12-13).



“Tanto a História como meus conhecimentos fizeram-me duvidar de que os praticantes das ciências naturais possuam respostas mais firmes ou mais permanentes para tais questões do que os seus colegas das ciências sociais.


E contudo, de algum modo, a prática da Astronomia, da Física, da Química ou da Biologia normalmente não evocam as controvérsias sobre os fundamentos que actualmente parecem endémicas entre, por exemplo, psicólogos e sociólogos” (Sublinhados da minha autoria, Kuhn, 1992: 13).



“A tentativa de descobrir a fonte dessa diferença levou-me ao reconhecimento do papel desempenhado na pesquisa científica por aquilo que, desde então, chamo de “paradigmas”” (Kuhn, 1992: 13).

Thomas S. Kuhn, A estrutura das revoluções científicas, S. Paulo, Editora Perspectiva, 1992.



Questão: Porque razão esta tentativa esteve na base do reconhecimento do papel dos paradigmas na pesquisa científica?



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Questão nº 3


A RELAÇÃO ENTRE O ASCETISMO E O ESPIRITO CAPITALISTA


"Logo, sabendo que, sem especificar, o indivíduo moderno, embora se esforce com gosto e benevolência, não alcança a importância do extraordinário ascendente moral que as ideias religiosas tiveram na maneira de proceder na vida, assim como na civilização e no aspecto nacional, não está no nosso ânimo suplantar uma percepção unilateralmente “materialista” da cultura e da história por outra espiritualista destacando um único aspecto. De facto, as duas podem encontrar-se, se nós tivermos em conta que se trata de um trabalho inicial; mas, se inversamente, aspiram a estabelecer o objectivo da nossa investigação, nenhuma das duas percepções (perspectivas) é absolutamente apropriada para ser útil à autenticidade histórica." (Weber, 1991)



Max Weber, La ética protestante y el espíritu del capitalismo, 9ª Edición, Puebla, México, Premia Editora, 1991 [Ed. Original: Gesammelte Aufsatze zur Religionssoziologie, Volumen I, págs. 1-206]



Questão: Neste texto, está presente uma das grandes contribuições metodológicas de Max Weber para a epistemologia e metodologia das ciências sociais. Enuncie essa sua contribuição justificando com partes do texto.





 

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