Terça-feira, 1 de Junho de 2004

Aula excepcional de esclarecimento de dúvidas para o exame – 28 de Maio de 2004

Universidade do Minho Sociologia – 1º ano – Metodologia das ciências sociais


Aula excepcional de esclarecimento de dúvidas para o exame – 28 de Maio de 2004 – das 11.30-13.30h


1. Objectivo do teste


2. Estrutura do teste


3. Exemplos de perguntas e respectivas respostas


 


1. Objectivo do teste de avaliação – o que se vai avaliar?


Partindo de uma investigação sociológica concreta (ver o estudo que está nas fotocópias), os alunos terão de ser capazes de ver os efeitos práticos das diversas opções epistemológicas e metodológicas dadas nas aulas teóricas (“óculos” teóricos) apresentando argumentos plausíveis. Deve, por isso, seguir o modelo das aulas práticas nomeadamente os diálogos-conversas entre autores.


2. Estrutura do teste


O teste será constituído por dois grupos (o exame na totalidade tem no mínimo duas perguntas, no máximo quatro). O primeiro grupo incide sobre os autores clássicos (até Alfred Schütz). Já o segundo abrange os autores posteriores a Schütz ou a partir de Lazarsfeld (não sai Bourdieu). Deve-se salientar que há uma articulação entre a forma de colocar o problema (epistemologia), e a forma de o resolver (metodologia). Numa primeira fase estamos perante a construção de um olhar e numa segunda fase passamos à verificação.


3. Exemplos de perguntas e respectivas respostas


1ª Pergunta:


Exemplo de uma investigação que tinha esta questão de partida: Quais as causas do absentismo dos estudantes do primeiro ano da universidade? Citação: “Os docentes punham inconscientemente a hipótese do absentismo assentar inteiramente na falta de vontade ou de maturidade dos estudantes. [...] Aos olhos dos estudantes, com efeito, o seu absentismo estava ligado às qualidades do docente.” ↓ Como é que Durkeim e Weber veriam, em termos de investigação social, estas hipóteses formuladas por estes autores sociais?


Resposta:


Devemos em primeiro lugar reformular a pergunta, ou seja, simplificá-la. Nunca se deve responder automaticamente obedecendo a um primeiro impulso. E, acima de tudo, não tentar enganar o professor com “palha”, ou seja, cópia em massa dos apontamentos.


A resposta tem necessariamente duas partes – a primeira sobre o comentário de Durkheim e a segunda sobre o ponto de vista de Weber. Vamos responder apenas à primeira parte.


1ª - Durkeim - terei de escolher as partes da matéria que se adequam à pergunta. A pergunta deverá ser reformulada: como é que Durkeim encara o conhecimento dos autores sociais e os seus efeitos na pesquisa? No texto da citação, o investigador recolhe o senso (o sentido dado à acção) mais ou menos comungado dos autores. (A partir do momento em que a questão está bem re-formulada, pode-se dizer que temos quase a resposta certa – é meio caminho andado).


Nesta fase, ainda está a fazer a ruptura com a forma ingénua de ver. Ele ainda não tinha passado para a etapa “3”, uma vez que existem três fases: 1=Ruptura; 2=Construção; 3=Verificação.


Para Durkheim, estas opiniões emitidas por actores são desconsideradas, visto que, os actores têm visões parciais, não isentas e subjectivas e, é exactamente devida ao seu carácter subjectivo que Durkeim defende uma ruptura com o senso-comum. Por detrás desta opção está a sua visão da ciência social. Ele pensava a sociologia como uma ciência semelhante às ciências da natureza.


2ª Pergunta


Citação: “A nossa pergunta de partida incidia sobre o absentismo dos estudantes do primeiro ano. Para lhe responder formulamos a hipótese segundo a qual o comportamento do estudante se inscreve numa estratégia racional. Esta racionalidade implica a existência de uma relação lógica entre o seu comportamento, as características das cadeiras e as regras do jogo no ensino.” Segundo a Etnometodologia, a sociologia deve-se preocupar fundamentalmente com os processos sociais. Como é que a Etnometodologia comentaria a opção descrita no texto anterior?


Resposta:


Deve-se traduzir para a nossa linguagem fazendo uma reformulação da pergunta. Reformulação da pergunta: Para a Etnometodologia, o comportamento dos actores insere-se numa estratégica racional, numa relação lógica entre meios e fins?


Do ponto de vista da Etnometodologia são muito mais importantes os efeitos e as descrições dos actores do que a racionalidade externa e abstracta. Assim, neste caso a Etnometodologia nunca colocaria como hipótese uma racionalidade à priori. Por isso, nunca poderá descrever exteriormente e externamente o comportamento do estudante. Apenas poderá descrever e confrontar o que ele diz e o que ele faz. Esta redução da sociologia à descrição não se deve à incapacidade do investigador, deve-se à importância da “duração”. A partir do momento em que concebemos um tempo qualitativo e não espacializado, abandonamos o modelo de conhecimento fora dos contextos (valorizamos o conhecimento prático das etnias-grupos – as Etno Metodologias pragmáticas dos actores sociais).


Texto de:


 Nancy Alves Pereira, Aluna do 1º ano de Sociologia, Universidade do Minho 

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