Segunda-feira, 6 de Junho de 2005

Aula de Esclarecimento de dúvidas para o exame - 31 de Maio de 2005 - Correcção de um exame do ano passado

 Aula Teórica 31 de Maio, 2005 - Correcção de um exame do ano passado 







Universidade do Minho – Exemplo de exame de Metodologia das Ciências Sociais - 1º ano de Sociologia – realizado no anterior ano lectivo de 2004/05


1. Por favor, leia com muita atenção o enunciado decompondo os elementos da pergunta, ou seja, defina com palavras simples o que se pretende.


2. Em seguida, faça um rascunho com os tópicos da sua resposta. Este tempo de preparação é fundamental para o êxito nesta avaliação.


3. As respostas devem ser concisas respondendo apenas ao que se pede na questão.


4. A dimensão máxima do teste poderá rondar as quatro (4) páginas.


2ª Parte


[os alunos que fazem avaliação dos dois semestres devem responder apenas a uma pergunta]


Pergunta 1


Exemplo de uma investigação que tinha esta questão de partida: quais as causas do absentismo dos estudantes do primeiro ano da universidade? Citação: “Os docentes punham inconscientemente a hipótese do absentismo assentar inteiramente na falta de vontade ou de maturidade dos estudantes. [...] Aos olhos dos estudantes, com efeito, o seu absentismo estava ligado às qualidades do docente.”


Tendo em conta a sua investigação sobre o Suicídio, como é que Durkheim veria, em termos de investigação social, estas hipóteses de investigação? Mostre, a partir deste caso concreto, o que diferencia esta perspectiva da de Max Weber.


Pergunta 2


Citação: “A nossa pergunta de partida incidia sobre o absentismo dos estudantes do primeiro ano. Para lhe responder, formulamos a hipótese segundo a qual o comportamento do estudante se inscreve numa estratégia racional. Esta racionalidade implica a existência de uma relação lógica entre o seu comportamento, as características das cadeiras e as regras do jogo no ensino.”


A forma como é apresentada esta hipótese tem por detrás uma opção metodológica e epistemológica. Diga quais são as suas bases e os seus aspectos mais criticáveis.


 





Respostas correctas a este exame do ano lectivo anterior 2004 (2º semestre):



Resposta à pergunta nº 1


1) Resumo do excerto


Questão de Partida + Recolha de Dados (exploratórios)


2) Resumo da PERGUNTA nº 1:


DURKHEIM: Qual é a importância desta fase na investigação?


WEBER: Qual é a importância desta fase na Investigação?


Weber dá mais importância! PORQUÊ?


 --------------------------------------------------------


DUAS RESPOSTAS INCOMPLETAS


Uma resposta incompleta: “Porque Weber dá mais importância ao trabalho terreno (falar com as pessoas). Enquanto que Durkheim preocupa-se mais com os factos, esta resposta está errada visto que ainda não se está na fase de recolha sistemática de dados.”


Outra resposta incompleta * : “ Weber daria mais importância à interacção, tal como acontece no método usado nesta investigação.


O que está certo e incompleto nesta resposta?


Está certa a ideia de valorização de interacção e está incompleta a ideia de que se aplica ao método usado na investigação. PORQUÊ? Porque se está na fase inicial de investigação.


__________________________________________________


*incompleta não significa que esteja errada. Está apenas não totalmente certa.


------------------------------------------------------------------------


PASSWORD ou seja A RESPOSTA CORRECTA:


Principal diferença:  *Weber valoriza a fase exploratória, estuda os sentidos subjectivos dos actores. *Durkheim pelo contrário considera  que o cientista deve considerar estasopiniões com a possível fonte de erros, visto que a Sociologia não se  deve centrar nas psicologias subjectivas dos actores.



------------------------------------------------------------------------ 


Resposta à pergunta nº2




RESUMO DO EXCERTO: Formulação de uma hipótese que implica uma relação entre comportamento do estudante, por um lado, e por outro as características das cadeiras e regras do jogo escolar.


RESUMO DA PERGUNTA: 1)     A resposta do excerto baseia-se numa corrente. 2)   Quais os aspectos mais negativos dessa corrente ou autor?


_________________________________________________



RESPOSTAS: 1) Tem uma opção. Qual?  É a opção metodológica Durkheimiana, porque, tal  como no seu estudo sobre o suicídio ele tentou explicar, para se estudar o comportamento dos alunos deve-se ter em conta os efeitos das variáveis independentes tais como características das cadeiras e as regras do ensino 2)    Quais são os limites (fraquezas) desta forma de investigar o social? Esquecem o carácter construído, o carácter de significação que está presente nos comportamentos dos actores sociais.

*Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

*Entradas recentes

* Como é que as pessoas sub...

* Uma definição viável de M...

* Dicas para o teste

* Como escrever o trabalho ...

* password para a BB

* Resultados da avaliação d...

* Regras do exame de recurs...

* Atendimento extraordinári...

* Resultados da avaliação d...

* Data de afixação dos resu...

* Questão sobre o exame do ...

* Livros usados baratos na ...

* Exames: controlar a ansie...

* Data limite de entrega do...

* Prazos de inscrição nas c...

* A tristeza é anticientífi...

* Texto para o EXAME. Para ...

* O que é o método quantita...

* Como será o exame? Alguma...

* Aula Teórica de 30 de Mai...

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Arquivos

* Janeiro 2011

* Dezembro 2010

* Novembro 2010

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

* Janeiro 2006

* Dezembro 2005

* Novembro 2005

* Outubro 2005

* Julho 2005

* Junho 2005

* Maio 2005

* Abril 2005

* Março 2005

* Janeiro 2005

* Dezembro 2004

* Novembro 2004

* Outubro 2004

* Agosto 2004

* Julho 2004

* Junho 2004

* Maio 2004

* Abril 2004

* Março 2004

* Fevereiro 2004

* Janeiro 2004

* Dezembro 2003

*Ligações na web

*subscrever feeds

*Amazon usa

*Amazon uk

*Amazon fr

*Grupo da Teoria sociológica do Actor-rede

Clique aqui para aderir ao grupo yahoo da Teoria do Actor-Rede 'actor-network-theory'

Grupo yahoo 'Teoria do Actor-Rede' (Actor-Network Theory)

*Combata o SPAM!

Ajude a Combater o Spam! Clique aqui!

*Rizomando...

Rizomando...Clique aqui!